Enquanto cães e gatos filhotes são doados facilmente, os animais adultos
costumam encalhar em instituições de proteção animal ou em hotéis pagos
por protetores independentes. Nós já sabemos que os bebês são fofos e
irresistíveis, mas também existem inúmeros motivos para optar por um
bichinho já maduro.
Se você está pensando em levar para casa um novo membro da família, que tal aprender um pouco mais sobre o comportamento deles e saber qual o perfil ideal para você? Conversamos com especialistas no assunto e com pessoas que adotaram cães e gatos adultos para saber todos os benefícios de levar para casa um animal que também deve ter chance de um lar feliz. Confira!
Um gato adulto é tão fofo quanto um filhote
1. Os animais adultos já têm uma personalidade definida e dificilmente eles mudam de comportamento sem nenhuma razão. Por isso você já sabe se ele é calmo, brincalhão, se convive bem com crianças, se é medroso, entre outras características. No caso dos filhotes tudo é uma surpresa. Você não sabe como ele será quando amadurecer.
Não há como negar que os filhotes são graciosos. A gente se apaixona
mesmo. Mas, lembre-se de que são uma caixinha de surpresas: vão crescer
muito?, vai demorar pra aprender a fazer xixi no lugar certo?, vai
demorar para deixar de roer móveis e destruir sapatos? São muitas as
perguntas cujas as respostas só o tempo dirá. E sejam quais forem essas
respostas você é responsável pela vida que tem sob seus cuidados até
quando estiverem velhinhos e partirem
2. Principalmente no caso dos vira-latas você já sabe o tamanho que ele vai ficar, pois não irá mais crescer quando adulto.3. O animal adulto dá menos trabalho com relação a comportamento, como, por exemplo, xixi fora do lugar. Quando eles amadurecem começam a sentir nojo e, por isso, são mais limpos que os filhotes.
4. Os adultos não têm necessidade e nem tendência para destruir objetos da casa ou comer o sapato do dono como os filhotes.
5. O cão aprende com qualquer idade, então mesmo que ele seja adulto e tenha algum problema comportamental é possível sim resolver a questão com treinamento.
6. Outro benefício em adotar um animal adulto é poder escolher um companheiro de acordo com o perfil do dono. Assim como os seres humanos, os animais também têm suas qualidades e seus defeitos, então você pode escolher o animal ideal para você, com seus problemas ou com seus atributos.
A linda Smurfete é uma adulta que sofre na pele o preconceito por
não ser filhote. Mestiça de poodle, tem porte pequeno e continua
aguardando um dono. Veja na coluna Procuro um Dono neste blog os
contatos para adoção
7. Enquanto os filhotes querem correr, escalar, desvendar a nova casa, os animais adultos preferem passar seu tempo com o dono e com a família. Se você não tem paciência para as estripulias de um bebê o ideal é um cão ou gato já maduro.
8. Animais adultos, principalmente os que foram resgatados das ruas e de maus tratos, costumam ser muito gratos aos donos. De alguma maneira eles sabem que agora estão em segurança. São verdadeiros companheiros, obedientes e parecem sempre olhar os donos com gratidão. Até animais mais bravos, quando chegam nos novos lares, passado o tempo da desconfiança, viram gatinhos calmos, que veneram seus donos.
Agradecimento e lealdade são as principais características de um cão adulto
9. Os gastos com um adulto são menores. Enquanto os filhotes
precisam de reforços de vacina os adultos precisam apenas de uma dose
anual (de vacina contra raiva e a déctupla). Além disso, geralmente eles já estão castrados e vermifugados, o que reduz ainda mais os gastos.10. As pessoas dão preferência a adotar os filhotes. Assim, os velhinhos ficam encalhados em abrigos para animais. Se você gosta mesmo de cães e gatos só essa já seria uma boa razão para adotar um bichinho adulto.
11. Animais adultos se adaptam facilmente à nova família.
12. Cães e gatos adultos são mais independentes e, por isso, requerem menos atenção e cuidados do que um filhote. Se quer liberdade total opte por um animal maduro.
Fontes consultadas pelo blog da Revista Criativa para a produção da matéria:
Nenhum comentário:
Postar um comentário